sexta-feira, 5 de setembro de 2014

4a. Postagem - ANÁLISE TEXTO

Análise do texto: “O local e o global do professor e do aluno não são os mesmos”.                                                           
                                                        Beatriz Corso Magdalena e Iris Elisabeth Tempel Costa. 


 O futuro está no presente/A educação para o futuro


O artigo nos traz uma reflexão sobre a sociedade atual, com todas as suas tecnologias, e de que forma os sistemas educacionais tem lidado com isso. 
Acompanhar todas as exigências do mundo moderno, onde a comunicação é um imperativo, requer mudanças na escola e na formação do professor. Precisamos desenvolver novas estratégias e novas competências que possam ter reflexos importantes em sala de aula. Utilizar as tecnologias na promoção de um novo modo de saber e de aprender, onde cada novo sistema de comunicação da informação acaba criando novos desafios, que irão implicar em novas competências e novas formas de construir conhecimento. Faz-se necessário aprendermos a utilizar a tecnologia para facilitar o desenvolvimento de ações mais criativas e que os alunos possam ser também autores neste processo. 

As autoras nos colocam ainda, desafios, tanto à Escola quanto aos professores e alunos, no sentido de aprender novos conceitos e aplicar novos conhecimentos e habilidades, já que a revolução do conhecimento acontece com a inovação humana. A utilização das tecnologias na escola permite articular a situação global e local, sem abandonarmos o universo de conhecimentos já acumulados. Quando integradas tecnologia e conhecimento, podem produzir novos conhecimentos que permitem compreender o mundo atual, nossa sociedade e seus problemas, nos possibilitando desenvolver projetos, em busca de outras possibilidades para a transformação do nosso cotidiano e claro, para a construção da cidadania. 

Nesse aspecto, torna-se importante desenvolver Projetos de Aprendizagem através de trabalhos que ampliem e investiguem questões relacionadas aos interesses e necessidades dos alunos. É o princípio da liberdade, onde os alunos são apoiados e incentivados na elaboração de seus projetos. São questões que os desafiam na busca da superação, da curiosidade, das suas vivências, entre outras questões que possam relacionar a uma nova dimensão de tempo e espaço, de local e global.

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