sábado, 6 de setembro de 2014

NAVEGANDO PELAS MÍDIAS

 Algumas escolhas:

 
Vídeo aborda os movimentos sociais de várias épocas e países.
 Discutir com os alunos o vídeo, destacando a importância dos movimentos sociais para a conquista de direitos e também trabalhar as musicas apresentadas nos vídeos.
Solicitar aos alunos e que discutam as seguintes questões sobre as letras das músicas: A música fala de que? Quais as reivindicações presentes na música? As reivindicações da sociedade se manifestam de que formas? Violência? Criminalidade? Movimentos?
Discutir com eles as diversas formas de discriminação, desigualdade, as lutas por terra, educação, saúde, direitos das mulheres, homossexuais etc.
Motivo escolha:  O vídeo e as músicas favorecem o debate e a discussão do tema em aula.


Como gosto bastante de trabalhar imagem junto com os temas abordados em Sociologia, esta aula do portal do professor é muito rica. Trabalha com o tema Sociedade Humanas – Família: a primeira instituição social.
A proposta é trabalhar com fotografias, blogs, e debate estas "novas" estruturas do mundo contemporâneo (casal gay, pais separados, mães solteiras, pais-avós) e a construção dos valores sociais que repercutem nas demais instituições sociais em decorrência das mudanças na instituição familiar.
Culminância da atividade: Festa para a família com apresentação do que foi produzido durante as aulas.
Motivo escolha: A possibilidade de utilizar vários recursos tecnológicos e poder apresentar o resultado para as famílias.


Curta metragem que aborda com um olhar profundo, porém simples  os problemas sociais na periferia das grandes cidades.
Minha sugestão é que após o vídeo se realize um debate/discussão com os alunos e se proponha a realização de Movie Maker mostrando a realidade do bairro onde nossa escola esta situada.
Motivo escolha: O curta aborda uma realidade vivida por muito dos nossos alunos.


Tema: Política e Sociedade. O vídeo é uma animação que explica como funciona o sistema linear do capitalismo e sua relação com a exploração desenfreada dos recursos naturais. Vários assuntos podem ser trabalhados pelos alunos: capitalismo, cidades, consumidor, economia, fábricameios de produção, política e sociedade, qualidade de vida e populações humanas.
Motivo escolha: Os alunos gostam muito de animações. E eu também.


Tema: Pluralidade Cultural. O documentário apresenta a diversidade indígena no Brasil, as distribuição e tribos existentes e como esses povos tem lutado para preservar sua cultura. Um ótimo material que pode ser usado interdisciplinarmente com a Geografia, Português, História, Artes.
Motivo escolha: O vídeo mostra que diferente do que se imagina, as comunidades indígenas tem conseguido construir seu espaço e aumentado a população existente hoje no Brasil.

Um comentário:

  1. OI Lilian,
    EScola digital é muito importante...

    Venha conhecer o meu blog também, Rissem
    http://vivenciasdeaprendizagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir