Algumas escolhas:
Vídeo
aborda os movimentos sociais de várias épocas e países.
Discutir com os alunos o vídeo, destacando a
importância dos movimentos sociais para a conquista de direitos e também
trabalhar as musicas apresentadas nos vídeos.
Solicitar
aos alunos e que discutam as seguintes questões sobre as letras das músicas: A
música fala de que? Quais as reivindicações presentes na música? As
reivindicações da sociedade se manifestam de que formas? Violência?
Criminalidade? Movimentos?
Discutir
com eles as diversas formas de discriminação, desigualdade, as lutas por terra,
educação, saúde, direitos das mulheres, homossexuais etc.
Motivo
escolha: O vídeo e as músicas favorecem
o debate e a discussão do tema em aula.
Como
gosto bastante de trabalhar imagem junto com os temas abordados em Sociologia,
esta aula do portal do professor é muito rica. Trabalha com o tema Sociedade
Humanas – Família: a primeira instituição social.
A
proposta é trabalhar com fotografias, blogs, e debate estas "novas"
estruturas do mundo contemporâneo (casal gay, pais separados, mães solteiras,
pais-avós) e a construção dos valores sociais que repercutem nas demais
instituições sociais em decorrência das mudanças na instituição familiar.
Culminância
da atividade: Festa para a família com apresentação do que foi produzido
durante as aulas.
Motivo
escolha: A possibilidade de utilizar vários recursos tecnológicos e poder
apresentar o resultado para as famílias.
Curta
metragem que aborda com um olhar profundo, porém simples os problemas sociais na periferia das grandes
cidades.
Minha
sugestão é que após o vídeo se realize um debate/discussão com os alunos e se
proponha a realização de Movie Maker mostrando a realidade do bairro onde nossa
escola esta situada.
Motivo
escolha: O curta aborda uma realidade vivida por muito dos nossos alunos.
Tema:
Política e Sociedade. O vídeo é uma animação que explica como funciona o
sistema linear do capitalismo e sua relação com a exploração desenfreada dos
recursos naturais. Vários assuntos podem ser trabalhados pelos alunos: capitalismo, cidades, consumidor, economia, fábrica, meios de produção, política e sociedade, qualidade de vida e populações humanas.
Motivo
escolha: Os alunos gostam muito de animações. E eu também.
Tema:
Pluralidade Cultural. O documentário apresenta a diversidade indígena no Brasil,
as distribuição e tribos existentes e como esses povos tem lutado para
preservar sua cultura. Um ótimo material que pode ser usado interdisciplinarmente
com a Geografia, Português, História, Artes.
Motivo
escolha: O vídeo mostra que diferente do que se imagina, as comunidades
indígenas tem conseguido construir seu espaço e aumentado a população existente
hoje no Brasil.
OI Lilian,
ResponderExcluirEScola digital é muito importante...
Venha conhecer o meu blog também, Rissem
http://vivenciasdeaprendizagem.blogspot.com.br/