Iniciei
o curso com muitas dúvidas e achando que conhecia muitos dos tópicos que foram
abordados. Sim, conhecia. Mas desconhecia a aplicabilidade em sala de aula. Estou muito feliz.
Sei
que agora estou realmente aprendendo a utilizar as ferramentas e novas
tecnologias sem medo e gradualmente, pois comecei a aplicar no meu ambiente de
trabalho. Prezi, fantástico; WebQuest, maravilhoso; Blogs, interação total;
MovieMaker, ainda dúvidas.
Penso que essa minha estória
com o curso reflete bem o desafio e as transformações porque passam muitos
colegas. Nossas escolas possuem realidades tão diferentes que coexistem
diferentes níveis de acesso às tecnologias. Há algumas escolas que tem um
computador por aluno e outras em que o mimeógrafo ainda é a principal
ferramenta de reprodução.
Hoje
percebo que posso ampliar cada vez mais meu raio de ação. Sei que é possível disponibilizar
aos meus alunos, com o uso de ferramentas digitais, conteúdos, trabalhos,
pesquisas. Sei que posso utilizar smarfones, laptops, filmadoras digitais,
gravadores digitais e desafia-los. Com estudo e formação, nós professores podemos utilizar uma maior diversidade de
recursos e estímulos pedagógicos para promover a formação de nossos alunos.
O
mais interessante no curso, é poder observar as possibilidades de aprendizagem
colaborativa que podemos realizar com as TICs. Utilizar ferramentas que nos
permitam quantidade significativa de intercâmbios e cooperação formando redes
colaborativas de conhecimento, onde vários assuntos são colocados em discussão,
e novos paradigmas para a compreensão das mudanças na sociedade do conhecimento
podem ser estruturados de forma contínua.
Para
Pierre Levy (2004), qualquer reflexão acerca da cultura contemporânea e de seu
futuro deve levar em conta a enorme incidência dos meios eletrônicos e da informática.
O hipertexto e a multimídia interativa como aplicações educativas proporcionam
o envolvimento pessoal do educando no processo de aprendizagem havendo uma melhor
integração e retenção daquilo que se aprende. Assim, vê-se no hipertexto a
representação do futuro da escrita e da leitura. E na multimídia interativa, em
sua dimensão reticular, não linear, propiciadora de uma atitude exploratória,
um instrumento consonante com a pedagogia ativa.
A
grande aprendizagem é compreendermos que relacionar as tecnologias digitais,
enquanto pesquisa, ferramenta e linguagem aos processos de aprendizagem, pode
ser um ponto de partida consistente em nossas práticas pedagógicas.
Embora
a internet ofereça muitas informações, é a Educação que consegue transformá-las
em conhecimento. Porém, ainda falta muito para termos uma prática pedagógica
inovadora com a inserção das tecnologias midiáticas em todas as escolas, pois
não depende de um ou outro agente, mas de uma série de fatores que precisam ser
interligados, como: proposta pedagógica, recursos tecnológicos disponíveis,
espaço físico adequado, formação continuada e tomada de decisão do professor
para utilizar a tecnologia como suporte de inovação.
Referências:
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o
futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2004, 13.
Edição.
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