sexta-feira, 5 de setembro de 2014

6a. Postagem - SÍNTESE DAS APRENDIZAGENS


Iniciei o curso com muitas dúvidas e achando que conhecia muitos dos tópicos que foram abordados. Sim, conhecia. Mas desconhecia a aplicabilidade em sala de aula.  Estou muito feliz.
Sei que agora estou realmente aprendendo a utilizar as ferramentas e novas tecnologias sem medo e gradualmente, pois comecei a aplicar no meu ambiente de trabalho. Prezi, fantástico; WebQuest, maravilhoso; Blogs, interação total; MovieMaker, ainda dúvidas.
Penso que essa minha estória com o curso reflete bem o desafio e as transformações porque passam muitos colegas. Nossas escolas possuem realidades tão diferentes que coexistem diferentes níveis de acesso às tecnologias. Há algumas escolas que tem um computador por aluno e outras em que o mimeógrafo ainda é a principal ferramenta de reprodução.
Hoje percebo que posso ampliar cada vez mais meu raio de ação. Sei que é possível disponibilizar aos meus alunos, com o uso de ferramentas digitais, conteúdos, trabalhos, pesquisas. Sei que posso utilizar smarfones, laptops, filmadoras digitais, gravadores digitais e desafia-los. Com estudo e formação, nós professores  podemos utilizar uma maior diversidade de recursos e estímulos pedagógicos para promover a formação de nossos alunos.
O mais interessante no curso, é poder observar as possibilidades de aprendizagem colaborativa que podemos realizar com as TICs. Utilizar ferramentas que nos permitam quantidade significativa de intercâmbios e cooperação formando redes colaborativas de conhecimento, onde vários assuntos são colocados em discussão, e novos paradigmas para a compreensão das mudanças na sociedade do conhecimento podem ser estruturados de forma contínua.

Para Pierre Levy (2004), qualquer reflexão acerca da cultura contemporânea e de seu futuro deve levar em conta a enorme incidência dos meios eletrônicos e da informática. O hipertexto e a multimídia interativa como aplicações educativas proporcionam o envolvimento pessoal do educando no processo de aprendizagem havendo uma melhor integração e retenção daquilo que se aprende. Assim, vê-se no hipertexto a representação do futuro da escrita e da leitura. E na multimídia interativa, em sua dimensão reticular, não linear, propiciadora de uma atitude exploratória, um instrumento consonante com a pedagogia ativa.

A grande aprendizagem é compreendermos que relacionar as tecnologias digitais, enquanto pesquisa, ferramenta e linguagem aos processos de aprendizagem, pode ser um ponto de partida consistente em nossas práticas pedagógicas.

Embora a internet ofereça muitas informações, é a Educação que consegue transformá-las em conhecimento. Porém, ainda falta muito para termos uma prática pedagógica inovadora com a inserção das tecnologias midiáticas em todas as escolas, pois não depende de um ou outro agente, mas de uma série de fatores que precisam ser interligados, como: proposta pedagógica, recursos tecnológicos disponíveis, espaço físico adequado, formação continuada e tomada de decisão do professor para utilizar a tecnologia como suporte de inovação.

Referências:
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2004, 13. Edição.  



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